(Na quinta-feira, 1 de outubro)
Pela essência da data, em boa hora o maestro Eduardo Lages decidiu que a vigésima-quinta Live fosse realizada em São Paulo. De facto, bem lembrado o “Outubro Rosa” para uma Live onde se prevê inovações e, quiçá, com a devida precaução pandémica, com a participação de um ou outro elemento convidado para o efeito. Será mesmo assim...?
O “Outubro Rosa” é uma campanha anual de combate ao câncer de mama. Criada na década de 1990, a campanha tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, compartilhando informações e proporcionando mais acesso ao diagnóstico e ao tratamento da doença.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil, atrás apenas do câncer de pele, correspondendo a 29% dos novos casos da doença ao ano. Por isso, o diagnóstico precoce é fundamental e aumenta as chances de cura do câncer de mama.
O nome da campanha remete a cor do laço rosa, que é um símbolo internacional na luta contra do câncer de mama. O “Outubro Rosa” começou como um movimento iniciado no ano de 1990, em Nova Iorque, durante um evento chamado “Corrida pela Cura”, realizado pela instituição Susan G. Komen pela cura.
À medida que o evento cresceu, outubro foi escolhido como o mês de conscientização sobre o câncer de mama nos Estados Unidos. Em 2002, o Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32, no parque Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado com a cor rosa durante o mês marcando a primeira iniciativa no Brasil. No entanto, o movimento ganhou força por volta de 2008, quando as ações em prol da causa tornam-se mais frequentes.
No que concerne a esta Live-25 do maestro Eduardo Lages, estamos curiosos para ver como vai ser o figurino da Live. Onde e como, por exemplo. Uma coisa temos a certeza. Esta: Ninguém, do lado de cá, sairá defraudado. Aliás, isso nunca aconteceu nas anteriores Lives. Porém, pomos de discórdia existem sempre.

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